Palestrantes convidados (4CPPGMEC)

Atualizada em 27/09/24 17:12

Ana Paula palestrante (4CPPMEC)

Ana Paula Duarte Gomes é licenciada em Engenharia do Ambiente e possui Doutoramento em Ciências Aplicadas ao ambiente, ambos pela Universidade de Aveiro, Portugal. Tem lecionado um vasto leque de disciplinas de graduação e de pós-graduação na área científica de Ciências e Engenharia do Ambiente, em particular sobre Tratamento e Gestão de Resíduos e sobre Sistemas e Serviços de Águas e Resíduos. Atualmente é Diretora do Curso de Licenciatura em Engenharia do Ambiente. Ana Paula Gomes é pesquisadora estrangeira da Universidade de Aveiro, Portugal, e estará a frente de uma palestra sobre “O contributo dos materiais residuais no mix de energias renováveis - o caso de Portugal”, além de conduzir um Workshop a respeito do “O potencial energético dos resíduos e a produção de biometano”.

Jose palestrante (4CPPGMEC)

José Alexander Araújo é Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB). Doutor pela Universidade de Oxford (2000) na área de Fadiga de Materiais e Pós-doutoramento (2019-2020) no Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST). Tem desenvolvido pesquisas na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase nos temas Fadiga Multiaxial, Fadiga por Fretting e Mecânica da Fratura. Também conduz pesquisas sobre modelagem, simulação numérica e testes de Fadiga em Cabos Condutores de Energia. Aparece entre os 2 dos cientistas mais influentes do mundo segundo o "Stanford/Elsevier's Top 2 Scientist Rankings". Com mais de 2500 citações e fator h-25 (base Scopus), bolsista PQ 1B, o Professor Araújo é membro do corpo editorial de diversas revistas, foi keynote speaker em várias conferências internacionais na área de fadiga e tribologia, além de ter recebido várias premiações ao longo de sua carreira.

Estevan palestrante (4CPPMEC)

Estevan Hideki Murai é doutor em Engenharia Mecânica pela UFSC (2019), tendo realizado doutorado sanduíche na University College London em 2017. Tem interesse nas áreas de otimização estrutural, projeto de máquinas e mecanismos, tendo desenvolvido projetos em ambas as áreas. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Design e Expressão Gráfica da UFSC e membro do Laboratório de Robótica prof. Raul Guenther da UFSC. Estevan conduzirá um Workshop sobre redação de patentes e aspectos sobre depósito do pedido de patente.

Fernanda palestrante (4CPPMEC)

Fernanda Christina Teotonio Dias Troysi é Professora Adjunta do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Goiás (UFG), com doutorado (2019) em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Atua com foco nas áreas de propriedades mecânicas dos materiais, processos de caracterização, revestimentos metálicos e corrosão. Tem experiência significativa no desenvolvimento de processos e produtos inovadores, visando contribuir para o avanço da ciência e da tecnologia. Como pesquisadora, coordena projetos relevantes em revestimentos metálicos resistentes à corrosão e ao desgaste, com ênfase no processo de deposição por fricção. Fernanda conduzirá, juntamente com seu orientando de mestrado Cristiano Faria de Oliveira, um Workshop sobre introdução à análise bibliométrica utilizando a ferramenta Bibliometrix.

Bruno palestrante (4CPPGMEC)

Bruno Garkauskas Neto é Engenheiro CFD Sênior na Stellantis Brasil. Mestre em Engenharia Mecânica (2019) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) com ampla experiência em ferramentas de simulação CFD (computer fluid dynamic) com aplicações diretas em projetos de eletrificação automotiva, atuando na área de refrigeração de bateria, sistemas de hydrogen fuel cell, além de projetos de exaustão, refrigeração e aspiração aplicados a veículos com motores a combustão. Bruno proferirá a palestra de abertura do 4CPPGMEC, destacando os avanços e oportunidades de pesquisa em CFD aplicada ao setor automotivo, tanto em plataformas eletrificadas, quanto movidas a combustão.