Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGMEC)

Nível: Mestrado

Comitê de área CAPES: Engenharias III

Área de Concentração: Ciências Mecânicas

Linhas de Pesquisa:

1. Materiais e Manufatura Avançada
  2. Dinâmica dos Fluidos e dos Sólidos

Endereço:

Universidade Federal de Goiás
Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC)
Prédio da Engenharia Mecânica
Av. Ingá, Quadra B, s/n (em frente a reitoria)
Campus Samambaia
CEP: 74.690-900 - Goiânia – Goiás – Brasil

Fone Coordenação: +55 (62) 3251-2733
Fone Secretaria: +55 (62) 3251-2667
E-mail Coordenação: ppgmec.emc@ufg.br

Histórico

O curso de mestrado strictu sensu do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGMEC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi aprovado na 190ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES (http://www.capes.gov.br/avaliacao/entrada-no-snpg-propostas/resultados) em novembro 2019.

Tem como objetivos desenvolver projetos de pesquisa sustentáveis e inovadores em âmbito nacional, através de uma forte relação com a indústria do estado de Goiás e da região Centro-Oeste, de forma a reduzir desigualdades e gerar riquezas para o estado. Preza-se também pela qualidade de ensino em Engenharia Mecânica disseminando o conhecimento científico e tecnológico inovador na região.

Contribuindo para uma contínua capacitação em pesquisa e docência de egressos de cursos de Engenharia Mecânica e áreas afins. De forma a gerar mão de obra capacitada e qualificada para atuar em pesquisa e no ensino das Ciências Mecânica e demais áreas afins.

Perfil do egresso

Preza-se pela sólida formação de um profissional com capacidade de realizar pesquisas de forma independente, conseguindo atuar em projetos de pesquisa, para gerar soluções bem fundamentadas, inovadoras e sustentáveis, em temas diversificados da Engenharia Mecânica. Além disso, o mestre em Ciências Mecânicas, formado no PPGMEC/UFG, deve ser capaz de atuar como docente disseminador de conhecimento científico e tecnológico, de forma a contribuir para a qualidade do ensino na região e no país. E, por fim, deve ser capaz de interagir com seus pares, em nível nacional e internacional, compreendendo, adaptando e obtendo soluções, que estão na fronteira do conhecimento nacional e mundial, para o progresso da região e do país.