Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGMEC)

Histórico

O curso de mestrado strictu sensu do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGMEC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi aprovado na 190ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES (http://www.capes.gov.br/avaliacao/entrada-no-snpg-propostas/resultados) em novembro 2019.

Tem como objetivos desenvolver projetos de pesquisa sustentáveis e inovadores em âmbito nacional, através de uma forte relação com a indústria do estado de Goiás e da região Centro-Oeste, de forma a reduzir desigualdades e gerar riquezas para o estado. Preza-se também pela qualidade de ensino em Engenharia Mecânica disseminando o conhecimento científico e tecnológico inovador na região.

Contribuindo para uma contínua capacitação em pesquisa e docência de egressos de cursos de Engenharia Mecânica e áreas afins. De forma a gerar mão de obra capacitada e qualificada para atuar em pesquisa e no ensino das Ciências Mecânica e demais áreas afins.

O curso de Mestrado

O curso tem uma relação estreita entre a Área de Concentração, Ciências Mecânicas, e as Linhas de Pesquisa, que são "Materiais e Manufatura Avançada" e “Dinâmica dos Fluidos e dos Sólidos”.

As disciplinas propostas garantem a formação em pesquisa e ensino na Engenharia Mecânica e dão suporte às Linhas de Pesquisa. Todas as disciplinas ofertadas pelo PPGMEC têm 3 (três) créditos, correspondendo a 3 (três) horas semanais presenciais.

O aluno regular terá que cursar três disciplinas de caráter obrigatório:

- “Métodos Matemáticos”;

- “Planejamento Experimental”;

- “Estudo Dirigido”.

Cinco (5) disciplinas optativas, cuja escolha será definida entre o discente e o orientador, perfazendo um total, mínimo, de 24 créditos a serem cursados preferencialmente nos dois primeiros semestres do curso. E mais 16 créditos de Dissertação, os quais são sugeridos serem cursados a partir do terceiro semestre do curso. Também é obrigatório efetivar a carga-horária em atividades complementares, que no caso do PPGMEC são estabelecidas 192 horas, nas quais constam atividades em estágio docência, submissão e publicação de artigos, participação em congressos, etc (vide norma específica).

Estrutura Curricular Baixar arquivo em formato .pdf

Nível: Mestrado

Comitê de área CAPES: Engenharias III

Área de Concentração: Ciências Mecânicas

Linhas de Pesquisa:

1. Materiais e Manufatura Avançada
  2. Dinâmica dos Fluidos e dos Sólidos

Fluxograma do Curso

O aluno de Mestrado deverá cumprir os seguintes critérios para início do processo de defesa de dissertação:

• Qualificação: obrigatório para alunos que estão entre 12 a 18 meses após a data de matrícula
  • Mestrado: pelo menos 12 meses e 24 créditos cursados, conclusão das atividades complementares e produção científica.

Após a entrega do formulário de agendamento, o aluno terá até 30 dias a partir da aprovação de sua sugestão de banca pela Comissão do PPGMEC, para a realização da defesa.

fluxograma_Mestrado (1)

Critérios de Avaliação

A sessão de defesa da dissertação de Mestrado e Qualificação deve ser realizada de acordo com os procedimentos previamente estabelecidos pela respectiva Comissão do PPGMEC.

A arguição, após exposição oral realizada pelo candidato, será em sessão pública. Imediatamente após o encerramento da arguição da dissertação ou qualificação, cada examinador expressará seu julgamento, considerando o candidato aprovado ou reprovado.

No EXAME DE QUALIFICAÇÃO, o aluno pode ser aprovado ou reprovado, não havendo atribuição de conceito. Será considerado aprovado no exame de qualificação o aluno que obtiver aprovação da maioria dos membros da comissão examinadora.

Em caso de reprovação,

- o aluno poderá realizar um novo EXAME DE QUALIFICAÇÃO no prazo máximo de 60 dias.

- o aluno terá a matrícula automaticamente cancelada, caso ocorra 2 reprovações no EXAME DE QUALIFICAÇÃO.

fluxograma_Mestrado (2)

Perfil do Egresso

Preza-se pela sólida formação de um profissional com capacidade de realizar pesquisas de forma independente, conseguindo atuar em projetos de pesquisa, para gerar soluções bem fundamentadas, inovadoras e sustentáveis, em temas diversificados da Engenharia Mecânica. Além disso, o mestre em Ciências Mecânicas, formado no PPGMEC/UFG, deve ser capaz de atuar como docente disseminador de conhecimento científico e tecnológico, de forma a contribuir para a qualidade do ensino na região e no país. E, por fim, deve ser capaz de interagir com seus pares, em nível nacional e internacional, compreendendo, adaptando e obtendo soluções, que estão na fronteira do conhecimento nacional e mundial, para o progresso da região e do país.