PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO DIPLOMA

IMPORTANTE: os procedimentos para realização da defesa  não serão iniciados antes do cumprimento completo de todos os procedimentos que seguem. Estes têm relação com o posterior pedido de emissão do diploma, que é atribuição da secretaria do Programa, e para o qual existem prazos e procedimentos obrigatórios. Os documentos devem ser entregues junto com o pedido de agendamento da defesa.

Informações extras estão disponibilizados na Normas para a qualificação, depósito e rito de defesa da dissertação

ANTES DA DEFESA

1. Aluno(a) enviar a Tabela de atividades complementares  e produção científica, via FORMULÁRIO

2. Orientador(a) abrir processo no SEI, conforme (Tutorial aqui).

2.1 Composição da Banca: composta por 3 pesquisadores/docentes, sendo, no mínimo, um externo ao Programa ou à UFG.

2.2 Caso os participantes externos à EMC/UFG diferente da qualificação, se for o caso, informar via formulário de cadastro de membro externo; (link: https://forms.gle/4uqxu7mZnNPmSCHq5)

3. Discente assina o formulário do processo no SEI da defesa atestando seus dados.

É vedada a participação, na banca examinadora de dissertação ou qualificação, de parentes até terceiro grau do aluno, do orientador e dos demais membros da referida comissão.

APÓS A DEFESA

Em atendimento à Resolução CEPEC 1403, após a defesa o estudante terá 30 dias para enviar por e-mail (ppgmec.emc@ufg.br) a versão corrigida da dissertação juntamente com a seguinte documentação:

1. declaração do(a) orientador(a) atestando que as correções finais sugeridas pela Banca foram feitas, disponível aqui;

2. o arquivo da versão final da dissertação com:

2.1. as correções sugeridas pela Banca; em que couberem alterações estritamente dentro desse prazo;

2.2. Atender às recomendações contidas no Ofício Circular nº 19/2018 e da portaria CAPES nº 206, de 4 de setembro de 2018 .

2.3. a incorporação da ata da defesa como a 5ª folha e do Termo de Ciência e Autorização – TECA como a 2a. folha (ou seja, após a capa);

2.4. enviar a dissertações para publicação na BDTD: https://bc.ufg.br/n/33055-procedimentos-para-envio-das-teses-e-dissertacoes-para-publicacao-na-bdtd

3. Cópias da Carteira de Identidade e CPF (Observação: e passaporte para estudantes estrangeiros). IMPORTANTE: não é válido CNH;

4. Diploma da graduação e, no caso de doutorado, também de mestrado (devidamente assinados no campo diplomado/a)

O TECA é eletrônico e compõe o processo eletrônico de defesa. Ele deverá ser assinado após a defesa pelo(a) discente e orientador(a).

OBRIGATÓRIO: O arquivo da Dissertação deve ser desprotegido (sem senha), permitir seleção de texto e não pode exceder a 75 MB.

Atenção: Durante o processo será solicitada para a Biblioteca Central a emissão da Declaração de nada consta, para tanto não deverá haver pendências.

Caso o arquivo da dissertação com as correções sugeridas pela Banca (se for o caso) não seja entregue em 30 dias após a data da defesa, a versão entregue antes da defesa será encaminhada à Biblioteca Digital da UFG e não será mais possível alterá-la para obtenção do recibo, necessário à solicitação do diploma.

A cópia da Ata de defesa e a declaração de conclusão da dissertação só será entregue após o aluno concluir todo processo de defesa, incluindo a entrega da versão final.

Mais informações: https://bc.ufg.br/n/33055-procedimentos-para-envio-das-teses-e-dissertacoes-para-publicacao-na-bdtd

O diploma poderá ser retirado em 10 a 30 dias após a solicitação, no Centro de Gestão Acadêmica da UFG -  diplomas.cga@ufg.br ou telefone: 3521-1120.